Filha de Santa Filomena é homenageada em solenidade de 50 anos de fundação da FETAPE
![]() |
Imagem: Facebook |
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri, Antonio Francisco da Silva (Ferrinho), usou estas palavras para resumir a trajetória de Maria Brasilina Pereira (Mariazinha), atual Presidente do Centro de Articulação e Assessoria do Trabalho com Mulheres (CAATMA-Araripe) e de outras pessoas que ainda conseguem permanecer do poder político local e regional.
Mariazinha – a exemplo de outras companheiras que integram o movimento das mulheres do Araripe, nasceu há 56 anos no antigo distrito de Ouricuri, hoje município de Santa Filomena. Ela aprendeu com seus pais agricultores a trabalhar na roça no sítio Taboleiro e assim também criou seus cinco filhos.
Quando as oligarquias sertanejas tinham vínculo muito fortes com o regime militar, Mariazinha e outras militantes rurais ligadas a Igreja Católica passaram a integrar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), lembradas e defendidas com muita propriedade pelo ex-deputado e ex-senador Mansueto de Lavor, que teve uma participação destacada no Movimento de Educação Popular, através da Emissora Rural, pertencente à Diocese de Petrolina.
Essas atividades contribuíram fortemente fortemente para a reativação e a criação dos sindicatos dos trabalhadores rurais (da Zona da Mata ao Sertão), que sempre contaram com o apoio da catequese, Pastoral Rural e outros movimentos sociais.
A relação de Mariazinha com os movimentos chega a ser invejável, tão grande é o número de cargos que ela ocupando ao longo dos últimos 30 anos: fundadora e atual presidente do CAATMA-Araripe, diretora da Associação das Mulheres de Santa Filomena (AMUSF), integra a direção Cooperativa Agropecuária Mista de Santa Filomena (COAMISF), continua participando da Comissão das CEBs de Petrolina.
A partir dos anos 80 Mariazinha passou a participar da Comissão Pastoral da Terra – CPT Nordeste II, foi Agente Comunitária de Saúde quando Santa Filomena era Distrito de Ouricuri e integrou a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri e hoje atua como técnica de campo do CAATMA-Araripe em parceria com o Projeto Dom Hélder Câmara (PDJC).
FAZER O BEM EM PRIMEIRO LUGAR!
Maria Brasilina Pereira (Mariazinha) define a filosofia do CAATMA – Araripe como fruto da árvore da vida que profeticamente vem produzindo a mensagem de paz, justiça e amor pelas vidas das famílias. “A entidade foi criada em agosto de 1998 e ao longo da caminhada vem correspondendo o objetivo de fortalecer esses espaços de lutas conquistados”, lembra a Presidente.
PENSAMENTO
“Deus sobre todas as coisas! Com o conceito das regiliosidades populares, organização em grupos de comunidades de base pelo direito e defesa da vida do planeta e na opção preferencial pelos pobres, perseverança nas lutas, trabalhar gênero e agroecologia respeitando o direito e a participação da mulher”, resume.
Fonte: Tribuna do Araripe
Category:
Orgulho de ser seu neto <3
ResponderExcluirparabéns tia marezinha que nosso SENHOR possa ilumina cada vez mais
ResponderExcluirparabens tia querida...que Deus lhe abencoe sempre para q continue essa mulher guerreira e determinada....bjussss katia
ResponderExcluir